Pesquisa Google

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CHUVAS EM SÃO PAULO - MUITO BOM !!!

São Paulo vive situação caótica por causa das chuvas
É possível evitar novas tragédias?
Com o janeiro mais chuvoso em 80 anos, São Paulo passa por um desastre urbano, com dezenas de mortos na região metropolitana, engarrafamentos, queda no comércio e faltas e atrasos em empresas.


OBS: TODO O TEXTO ABAIXO FOI RETIRADO DO VÍDEO!

SÃO PAULO VIVE SITUAÇÃO CAÓTICA POR CAUSA DAS CHUVAS.

Introdução:
Mais uma vez São Paulo acordou de baixo D'Água, foi a quarta grande enchente neste verão que tem o janeiro mais chuvoso desde da década de 80. O Total de mortos na região metropolitana já está em torno de 60 e para além da tragédia anunciada uma metrópole parada, travada. A cidade de São Paulo representa 12% (PIB) da economia brasileira. E hoje contabilizou mais prejuízos. A CEAJESP, o maior centro de distribuição de alimentos do país, Brasil, voltou a ser imundada, também houve queda nas vendas do comércio e perda de produtos, falta e atrasos nas empresas. E imensos congestionamento, que sem chuva já causa um prejuízo de mais 20 bilhões de reais na capital. E mesmo assim o prefeito Gilberto Kassab, garanti-o que a cidade avança no combate contra as enchentes,

"Os investimentos estão surtindo efeito"
GILBERTO KASSAB

(A) ENTREVISTADOR: RICADO LESSA Para analisar as recorrentes tragédias da chuvas de são paulos. Entrevisto.
(B) Engenheiro da escola politécnica, da universidade de São Paulo Júlio Cirqueira Cezar.
e
(C) Professor de Planejamento urbano da universidade federal do ABC, Ricardo Morete.


(A) – Professor Júlio, o prefeito além de dizer que os investimento estão tendo efeito. Dize também para a população ficar tranquila. A população pode ficar tranquila?

(B) - Acho que há um pouco de exagero do prefeito, nessa colocação, porque estamos com uma situação na região metropolitana de São Paulo que eu não posso dizer que é otimista de forma nenhuma. Nós temos dois tipos de enchentes na região metropolitana, para a gente poder diferenciar uma coisa de outra. nós temos aquela enchente do Governo do Estado, que aquela devida do Rio Tietê, Rio pinheiro e do Tamanduateí que são responsabilidade do governador do Estado. E depois tem todos os córregos que vão desembocar a esses principais canais que são coisas das prefeituras. São coisas diferentes completamente diferentes. O prefeito fala evidentemente das enchentes do município. O tietê sobe de 1 metro a 1,2. E assim cria o caus urbano completo. Mas não arrasta pessoa, carros, etc. As enchentes municipais são os córregos, que essa sim, arrastão pessoas, carros e entra nas casas, estraga tudo. E além do problema da enchente exite outro problema causado pelas chuvas que é são deslizamentos que são dois processos diferente consequencias diferente. Nesse ano que passo, no ano de 2009, tivemos um ano atípico. sobre o aspecto hidrológico. Que nos Tivemos o fenômeno El-mino e isso não surpreendeu ninguém que todo mundo conhece. Na região sudeste nós não tivemos estiagem, quando não tem chuva quando o rio é muito baixo. Tivemos.. Passamos as estiagem com chuvas contates e modera. Ao longo do tempo. Elas enxarca o terreno e causam os deslizamentos, como Angra (NA REGIÃO SULDESTE).

(C) Sempre que ocorre uma situação de porte como a gente presencio surge uma tendência a pensar em uma medida a se pensar de pronto, o que pode ser feito e rapidamente ocorre a busca de quem é o culpado. Como falo o professor(B), chuvas intensas acontecem é verdade que por causa do aquecimento e toda ilha de calor nos temos tido precipitações que fogem dos parâmetros gerais chuvas que não são usuais. Mas o que é importante destacar que a forma que se trato a ocupação da cidade de São Paulo ao longo de 100 anos foi uma forma predatório do manejo das águas. E isso é um dos motivos da população de São Paulo ter desaprendido a conviver com seus rios. é nas férias que as pessoas vão as cachoeiras! .... E todas as obras que foram concebidas ... obras que se entende a 100 anos atrás, é de afastar rapidamente as águas. depois de 100 anos. Só que no caso de São Paulo que consentam nos grandes canas então nós temos um leque de fatores que se desencadeia. É a solução não é uma pancada que se resolverá. A professora Mônica Porto comento a solução hidráulica dos piscinões. E quem discute hoje os piscinões reconhecem que não são suficientes. (Mesmo defendendo)

(A) O que o prefeito e o governador deveria fazer e não está fazendo?

(B) O do governo do estado .... Só estou falando do rio Tietê ... só abordar 1 dos problemas, a calha do Tietê foi projetada quando eu estava no departamento de água de energia elétrica, foi o Start, entorno de 83 e 86, Pretendemos projetar essa calha do tietê com um pouco de responsabilidade pelo processo de urbanização. Não conseguimos fazer isso. Partimos para um novo projeto hidráulico.... NÃO HOUVE UM PROJETO HIDRALICO URBANO !!!! Em 86, o projeto começou a ser feito, em 1000 metros3 por segundo ... e no meio da obra se verifico que eram 1400 m3 (por segundo)... A solução dada foi fazer piscinão, para conter o excesso. Demoro 20 anos para fazer essa obras. O piscinão é um mal necessário ... retem o excesso que vai para a calha. Foi gasto, 1 700 bilhões de reais...

A Calha apresenta dois problemas sérios. (mal projetada)
1°) O governo do estado apresenta 134 piscinões ... 10 anos se passaram o governo fez 43 faltam 91 piscinões. se os piscinões não foram construídos assim não colocam a calha estável ...

2°) O Assoreamento, no Rio Tietê é praticamente quase todo ocasionado pelos afluentes trazem todo os anos e param e se alojam, no rio. Para manter o rio limpo é necessário tirar 1000 x..metros cúbicos por ano. Um homem da mídia .... Imaginei que o governo estava fazendo esse tipo de coisa 400 ...... a calha foi inaugurada em 2005... Nos anos de 2005,2006,2007 e 2008 não se tiram um metro de terra de dentro do tietê ... em 2008 se tirou a metade, então deve ter no mínimo 4 metro de assoreamento.


(C) Agente acompanhou a retirada de terra do Tietê e Pinheiro .. Na década de 80, se retirou 3 milhões de terra..... entorno de três mil km de caminhões .. na década de 80, agora está diminuindo. Agora de onde vem essa terra vem de uma verdadeira ferida geotécnica entono da cidade nas quais os bairros não se completaram,temos que tirar a terra e urbanizar essas áreas então se agente tirar a terra que é importante.

(A) Segunda a prefeitura foi a urbanização desordenada da cidade. Mas Isso não é algo que a prefeitura deveria fazer?

(C) viabilizar isso .. A prefeitura tem toda questão com isso, mas a isso tem tudo a ver como uma cidade se organiza , onde vai morar por exemplo um pedreiro. onde ele ira conseguir ... então construiu em terrenos irregulares. Antigamente não existia financiamento como existe hoje...... Essa área que é um cinturão de pobreza na cidade. e um dos determinantes, Uma das melhores forma de se melhorar isso é diminuir a pobreza, é ordenar! Quando imunda não é a agua límpida de imunda é um caldo de lama e mais que isso é um caldo de esgoto.


(A) O esgoto também é tratado da forma que deveria né?

(C) O Professor do Júlio vem mostrando isso que a gente gera na ordem de 200 metros por segundo e trata apenas 15 ... A capacidade de tratamento é 18. (A) Além disso do canal de esgoto transportando e causando um caus na maior metrópole da América latina. Paralisando.

(B) Isso é um prejuízo tremendo, por isso que analisamos um pouquinho o problema do custos... puxa vida ficar 3 anos sem limpar o tietê ... Poxa vida depois que transborda, será o custo será maior ? ... acho que não ... Limpar o rio é um ônus ... que a cidade tem. E construir o piscinões assim colocando a calha nos seus devidos termos !

(C) Enquanto agente está com um tratamento de esgoto tão baixo, o piscinão é uma bomba relógio. É um esgotão. O piscinão é legal no Pacaembu um bairro muito estruturado, mas em periferia poderá ser um foco de lipidemias, ele pode ser um mal mesmo!!!! Por não termos inviabilizamos a questão dos esgotos... nós estamos precisando construir uma hidrelétrica na Amazônia .. sendo que nós temos um usina pronta em Enriborda ?? Caso o saneamento estivesse se concretizado, o prejuízo seria menor... quase 40 anos de investimento !!!!!.... que está em 13 .. 14 .. 15 % da sua capacidade !!!! nós poderíamos está usando a usina que já está construída. A cidade não pode viver com a forma de tratamento que é de 30% .. melhor de 20% muito pouco !!!

(A) A população ta de mão amarrada nessa história?

(C) Não a população tem papel fundamental, a população paga pelo esgoto e ela tem o direito de lutar pelos rios !!!




Gilberto Kassab fala sobre os efeitos das chuvas em São Paulo
Prefeito falou das dificuldades da gestão de uma metrópole.
Em entrevista a Carlos Alberto Sardenberg, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab explica o que está sendo feito para que a cidade não afunde em mais uma enchente. Ele ainda fala sobre as dificuldades de gestão de uma metrópole como São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fonte principal de conhecimento - Cidade e Soluções

http://especiais.globonews.globo.com/cidadesesolucoes CLICK E ACESSE (O BLOG) (GLOBO) Cidade e Soluções

Seguidores