Pesquisa Google

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Brasil apresentará plano de metas na COP 15

Brasil apresentará plano de metas na COP 15
Reunião em dezembro terá participação de vários países e visa solucionar problema do aquecimento global através de novas estratégias para enfrentar estragos causados ao meio ambiente nos últimos anos.

Faltam pouco mais de 100 dias para a humanidade decidir o que pretende fazer contra o aquecimento global. Em dezembro, a cidade de Copenhagen, capital da Dinamarca, vai sediar aquela que já está sendo considerada a mais importante Conferência da História, a COP 15. Prêmio Nobel da Paz em 2007, o presidente do painel da ONU sobre mudanças climáticas, Rajendra Pachauri, advertiu que a humanidade tem mais 5 anos para corrigir o rumo. Se nada for feito, segundo os cientistas, a desordem climática poderá ser irremediável.

Em entrevista exclusiva a André Trigueiro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, explicou a posição do governo brasileiro em Copenhagen. Entre outras informações importantes, ele afirmou que o Brasil não está fechado ao cumprimento de metas e prazos, rejeitando as críticas que muitos analistas vêm fazendo em relação à posição do Itamaraty nas negociações do clima. Confira no programa a entrevista na íntegra, com mais informações sobre a conferência do clima e a posição de outros países na cúpula de Copenhagen.


FONTE:http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1400178-17816,00-CAMPANHA+DE+ONGS+AMBIENTALISTAS+CRITICA+HESITACOES+DE+LIDERES+MUNDIAIS.html
02/12/09 - 10h59 - Atualizado em 02/12/09 - 10h59
Campanha de ONGs ambientalistas critica hesitações de líderes mundiais
Aeroporto de Copenhague tem cartazes do Greenpeace e TicTacTicTac.
Texto mostra Obama e Lula idosos, pedindo desculpas pela falta de ação.
As ONGs ambientalistas Greenpeace e TicTacTicTac criaram outdoors que criticam a falta de ações mais concretas dos líderes mundiais contra o aquecimento global. Ao lado de fotomontagens com líderes como Barack Obama, presidente dos EUA, em 2020 (já com os cabelos brancos), o texto diz: "Desculpe, nós poderíamos ter impedido mudanças climáticas catastróficas... mas não impedimos".



Carlos Minc fala sobre as propostas que o Brasil vai levar para a Conferência do Clima
O encontro em Copenhague, na Dinamarca, começa na próxima semana.

Alexandre Garcia recebeu o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para debater sobre as propostas brasileiras para a Conferência do Clima em Copenhague. O ministro defende ações em várias frentes.


Veja um panorama sobre o problema do aquecimento global
Estados Unidos e China estão no topo da lista dos maiores emissores de CO2
Saiba como vão ser as negociações da diplomacia brasileira na Conferência do Clima. Veja também qual é o aspecto econômico do problema e o que dizem os cientistas sobre o aquecimento global.

Estados Unidos e China estão no topo da lista dos maiores emissores de CO2. As mudanças no clima poderão afetar drasticamente a agricultura em todas as regiões do planeta.

O Embaixador Extraordinário para Mudanças Climáticas, Sérgio Serra, diz quais serão as prioridades do Brasil para a Conferência do Clima em Copenhague.


COP15 coloca o planeta Terra no centro das notícias
Nos últimos anos, o tema sustentabilidade ganhou as manchetes dos jornais.

O aquecimento global finalmente está no centro das notícias. As negociações do clima completaram 17 anos e os encontros entre as partes já aconteceram em muitas cidades. Três foram as reuniões marcantes: a Rio-92, Kyoto em 97 e agora a COP15


Conheça as principais metas dos países participantes da COP15
Veja quais são as novas estratégias para redução dos danos causados ao meio ambiente.
O programa discute com especialistas os objetivos de cada país participante da COP15 e esclarece como cada um deles visa solucionar o problema do aquecimento global


Miriam Leitão entrevista dois convidados especiais na COP15
Miriam Leitão entrevistou o embaixador e negociador-chefe do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo Machado, e também a secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Suzana Khan.
A jornalista está em Copenhague acompanhando as discussões da Conferência do Clima.


Especialistas discutem políticas de redução de gases
O embaixador Sérgio Amaral, o professor da USP Jacques Marcovitch e o ambientalista João Paulo Capobianco debatem sobre como os governos se posicionam sobre as metas de redução de gases.
A reunião da ONU para discutir como combater os efeitos do aquecimento global em Copenhague é, segundo muitos, talvez uma das últimas oportunidades de se chegar a um acordo que possa melhorar uma situação que muitos cientistas descrevem como dramática.

15/12/09por eliane.camolesi |categoria Sem categoria
Reveja aqui o Espaço Aberto Ciência & Tecnologia que, nesta semana da COP 15, mostra algumas pesquisa em busca de soluções viáveis que ajudem a diminuir as emissões dos gases vilões do efeito estufa.

Dos laboratórios às atitudes do dia-a-dia, o que é possível fazer agora e o que virá no futuro; o que depende da tecnologia e o que só precisa de bom senso.


14/12/09 - 14h55 - Atualizado em 14/12/09 - 15h11
Balão mostra o tamanho de uma tonelada de CO2 na atmosfera
Ele está montado perto da sede da COP 15.
Um brasileiro emite, em média, dois destes por ano.

Um balão instalado perto da sede da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas mostra o espaço ocupado por uma tonelada de gás carbônico na atmosfera.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) referentes a 2006, um brasileiro emite aproximadamente o equivalente a dois desses balões, enquanto um americano emite quase vinte.

Essa discrepância é o que faz os países em desenvolvimento argumentarem que o principal montante do financiamento das ações de combate e adaptação ao efeito estufa deve vir das nações ricas.


Lula discursa na COP15
O presidente prometeu investir US$ 160 bilhões até 2020 para combater o aquecimento global.



COP15: as reduções nas emissões de gases prometidas estão abaixo do necessário
As negociações em Copenhague entram na reta final


A contagem é regressiva na Dinamarca e em todo o mundo. A COP15 depende mais do que nunca da vontade política dos líderes mundiais. As reduções nas emissões prometidas estão abaixo do necessário.


Questão financeira cria impasse na Conferência do Clima
Quem deve e quem pode pagar a conta das medidas para reduzir a emissão de gases?
A Conferência do Clima chega a seus momentos finais com impasses sobre um assunto que só na aparência nada tem a ver com aquecimento da terra: dinheiro. Existem diferenças consideráveis entre os países-participantes do encontro não só sobre as medidas a tomar para enfrentar a mudança de clima. Mas sobretudo como pagar por essas medidas. E quem deve pagar mais. Seja para consertar o que está errado ou para prevenir novos equívocos.
O Sem Fronteiras discute a questão financeira e algumas propostas para enfrentar o problema que levou milhares de pessoas a Copenhague


Especialistas debatem os resultados da COP15
Encontro terminou sem que houvesse um acordo para diminuir a emissão de gases poluentes.
André Trigueiro, o diretor da Coppe Luiz Pinguelli Rosa, o economista Sérgio Besserman, e o presidente do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado, analisam as consequências da Convenção do Clima da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fonte principal de conhecimento - Cidade e Soluções

http://especiais.globonews.globo.com/cidadesesolucoes CLICK E ACESSE (O BLOG) (GLOBO) Cidade e Soluções

Seguidores