Pesquisa Google

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O retrato da terceira idade no Brasil

O retrato da terceira idade no Brasil
A terceira idade já soma 20 milhões de pessoas em todo o país. Mas a grande maioria das cidades brasileiras não está preparada para atender às necessidades desta parcela da população.
O pais está envelhecendo rápido. De acordo com o IBGE, a população idosa aumentou cerca de 47% nos últimos 10 anos. A terceira idade já soma 20 milhões de pessoas em todo o país. Mas a grande maioria das cidades brasileiras não está preparada para atender às necessidades desta parcela da população. Falta um sistema de saúde adequado, acessibilidade urbana e condições para que as pessoas em idade avançada possam viver com conforto e integradas à sociedade.
No primeiro programa da série sobre a terceira idade, mostramos a UNATI - Universidade Aberta da Terceira Idade - ligada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que oferece uma grande variedade de atividades, orientação e acompanhamento médico para os idosos cariocas. E o programa de ensino de informática que tem ajudado a terceira idade do Rio de Janeiro a usar computadores e navegar na internet.

Saiba mais:

- No site da Universidade Aberta da Terceira Idade - UnATI , você encontra a programação do semestre, uma descrição das atividades oferecidas, além de artigos sobre a terceira idade;

- Saiba mais sobre o programa Internet Comunitária no site do Proderj, Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo do Rio de Janeiro.

A terceira idade no Brasil - Segunda parte
Exemplos de respeito: Santo Antônio da Alegria, no interior de SP, lidera o ranking da qualidade de vida para maiores de 60 anos. Em Manaus, governos adotam políticas públicas voltadas para idosos.
No segundo e último programa da série sobre terceira idade, o Cidades e Soluções mostra dois exemplos de respeito aos idosos. Santo Antônio da Alegria, no interior de SP, lidera o ranking estadual da qualidade de vida para quem tem mais de 60 anos. Em Manaus, a união entre Estado e município fez com que a cidade fosse uma das primeiras a adotar políticas públicas voltadas para a terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fonte principal de conhecimento - Cidade e Soluções

http://especiais.globonews.globo.com/cidadesesolucoes CLICK E ACESSE (O BLOG) (GLOBO) Cidade e Soluções

Seguidores